42 🏕️ | Dia 14 — não é piscina mas ainda dá pra afundar 🚢

Rods
4 min readApr 12, 2021

--

Post anterior: 42 🏕️ | Dias 09~13 — Vejo o pico, o caminho, não

Brutal.

Foi apenas tolo de minha parte relaxar nesse Rush por causa da tranquilidade que foi o anterior. Não tô dizendo que se tivesse começado a destrinchar o problema na sexta teríamos terminado a tempo. Mas como eu ouvi num dos chats públicos assim que bateu o sino das 23:42 (prazo de entrega do rush): “que dava pra ter ido mais hora, dava!”

Esse rush foi mais próximo do que eu esperava de um rush, e tô sinceramente satisfeito com o tanto que conseguimos progredir, mesmo que não tenhamos entregado um código que resolve o problema posto. Dá um orgulhinho ver um código rodando com proteção de entrada (por ESSE motivo meus códigos não quebram mais, TOUCHÉ) e produzindo uma resposta, mesmo que incompleta. E sem usar malloc/free #chupaTeamMalloc. Em resumo, nesse rush (mais uma vez) afundamos, mas pelo menos afundamos juntos!

Não tem como dizer que não aprendi coisas novas nesse rush, mas acho que o ganho foi mais no campo da familiaridade com a arquitetura interna de um programa — o que foi fascinante na verdade e me deu vontade tanto de finalmente começar a ler o famigerado Clean Code quanto de descobrir o que seriam boas práticas e Design Patterns em C — do que na direção que eu sinto que preciso melhorar — sabe, ponteiros e variáveis de tipo primitivo foi OKZÃO. Ponteiros e arrays? Choram as rosas 💦🌹. Estruturas de dados diferentonas? Só ouço falar — . E sim, eu gostaria de ter caído num grupo de alguém que já soubesse malloc/free pra escrever o código usando essas funções e conceitos pra eu só precisar absorver e refletir sobre, mas… não foi dessa vez, mais uma vez.

E por falar nisso, realmente o MVP (Most Valluable Player) desse rush fui eu 🥇, e eu acho que foi um desafio que conduzi da melhor maneira possível. Tentei quebrar o código em tarefas mínimas e delegar as tarefas, mantive uma postura otimista e encorajadora mesmo sabendo que eu provavelmente não saberia chegar até o fim do desafio, e, mais importante, não desisti e sei que isso incentivou os demais membros do grupo a não desistirem também.

A desistência foi rampante nesse rush. No sábado de tarde já tinha gente desistindo. Hoje ao longo do dia ouvi de mais uma galera que viu que não ia conseguir terminar e largou de mão. Não tenho tanta certeza do pessoal da minha vila, o baque foi tão grande que a gente nem fez hora da vila nesse FDS, mal tive tempo de checar como eles estavam, mas acredito que todo mundo batalhou até o fim, porque é disso que A Tal Da Vila 38 é feita!! Mal posso esperar a hora da vila amanhã pra ouvir de todo mundo como foi. Sinceramente acredito que a melhor estratégia foi permanecer até o fim. Acho que, de certa forma, é isso o que a 42 espera da gente: não uma devoção sem fim e nunca desistir de nada — afinal a dinâmica das listas é exatamente você encontrar equilíbrio entre velocidade e profundidade do seu progresso em cada exercício, coisa com a qual venho batalhando desde a Shell_01 — , mas ter um propósito claro por trás das escolhas que fazemos, seja ficar ou ir. No meu caso, achei importante tentar fazer o rush até o fim, porque acho que progredi bem durante a semana (foram 3 listas entregues talkey, nenhuma delas 100%? Nenhuma 100%, mas o objetivo era esse mesmo! E pelas minhas contas, entreguei marginalmente 17,5% a mais nessa semana, o que é ótimo por mostrar progresso, mas é triste porque não vou passar no corte dos 20% do distintivo de foco 🙈), e porque a gente não progride fazendo aquilo que a gente já sabe.

É exatamente quando tomamos o desafio de fazer algo que está além do nosso nível que forçamos nosso caminho para fora do casulo que já aperta. E assim foi com esse rush. Eu acredito sim que se tivesse pegado pessoas um pouquinho mais próximas em nível de meter a mão no código, poderíamos ter avançado bem mais, quem sabe até ter chegado na resolução do desafio. Mas acho igualmente importante ouvir dos outros dois integrantes do grupo que nesse final de semana aprenderam um monte com o desafio, até mais que com as listas ao longo da semana! Essa sensação é boa demais :)

Que essa última semana seja igualmente insana e divertida pra terminar rrrrrasgando!

🚩🗻🌄

Próximo post: 42 🏕️ | Dia 15 — contagem regressiva.

--

--

Rods

42sp student, generally curious, aspiring maker of.