42 🏕️ | Dias 10~13 — Vejo o pico, o caminho, não

Rods
7 min readApr 11, 2021

--

Post anterior: 42 🏕️ | Dia 09 — 😡😡😡

Streak lost :’( a corujinha chora 🍏🦉

Bom infelizmente o forninho caiu essa semana e eu acabei obliterando totalmente da minha mente o compromisso de escrever um post por dia. Parte disso foi por estar deprivado de sono e insone (terça/quarta), parte disso por um esquecimento mesmo. Mas se for parar pra pensar, o ritmo de entrega da semana (lento, bem lento) ditou a minha disposição para vir aqui.

Então na terça rolou aquele bloqueio gigantesco e eu fiquei bem chateado. De novo fui dormir tarde, e acho que o pior foi não conseguir dormir imediatamente ao deitar. Nessa semana observei como mexer com o meu ciclo do sono tem um impacto direto na minha produtividade e no meu humor. Na quarta de manhã eu até avancei na lista C_02 — principalmente porque metade dela era basicamente a mesma função — , mas logo cheguei no ex09, e lá fiquei. Primeiro, uma dificuldade de apreender o que o exercício pedia de fato. Depois, dificuldade de colocar isso em código. Soma-se a isso o acúmulo de noites mal-dormidas e manhãs mal-acordadas, e o que aconteceu foi que quarta foi um dia de pouca paciência, muita irritabilidade, e pouco progresso. E eu até tentei tirar uns cochilos no meio do dia, mas a minha mente não desligava, era como se estivesse correndo uma maratona sem fim, não podia parar. Sendo que esse ritmo acelerado na minha cabeça não estava me ajudando nem na hora de produzir e nem na hora de descansar.

Fui dormir na quarta com raiva que não consegui desenrolar o exercício (e talvez por isso a indisposição/esquecimento de registrar o meu [não-]progresso aqui). Pra não dizer que não rendi nada, na quarta depois do almoço (eu almocei tarde) uma pessoa que havia me corrigido no dia anterior me chamou no Discord. Ela estava começando a C_00 e ainda estava com algumas dúvidas do que era o while e como uttilizá-lo. Na ocasião que nos conhecemos (ela avaliando uma lista que ainda não tinha nem começado), precisei explicar exercício por exercício para conduzirmos a avaliação. Então na quarta ela me procurou porque havia gostado muito da minha forma de explicar as coisas (😊🥺 fiquei lisonjeado) e me pediu para explicar para ela e um pessoal da sua vila, que também estavam começando a C_00 e com dúvidas, e eu topei na hora (afinal, progredindo no ex09 eu já não estava mesmo). Acabou que a call com 2 pessoas se tornou um aulão de 1h40 que eu gravei no Loom (mas que infelizmente foi interrompido no meio por motivos técnicos kkkk — entramos em loop infinito 🤣).

Quinta começou parecido, e na hora da vila desabafei com a galera, porque não estava mesmo conseguindo progredir. Infelizmente a vila podia fazer pouco por mim, porque de nós eu era a pessoa que estava mais avançada nas listas. Mas, como sempre, foram muito queridos e me incentivaram a buscar ajuda. E eu busquei. E isso também foi um pouco frustrante. Pedi ajuda nos chats públicos e no privado para algumas pessoas que sabia q estavam na minha frente, e pelo alinhamento dos astros aconteceu que todo mundo estava ocupado/não podia me ajudar na hora. Com o humor que eu já estava, fiquei bem chateado. Eu queria sim alguém pra me dar atalhos. Queria alguém pra me dar explicações mastigadinhas, pra me mostrar o caminho. Queria ser içado pra fora da C_02, mas isso simplesmente não estava acontecendo. E no final das contas eu estava tão irritadiço que eu decidi que ia encerrar o dia ali mesmo (não era meio dia ainda) e esquecer dessas listas. Foi a melhor coisa que fiz.

Primeiro que almocei no horário que estou acostumado — e existe um poder enorme em evocar uma rotina justamente quando a rotina não existe, que era o que eu sem perceber estava vivendo naqueles dias de pouco sono e pouca motivação. Depois, que consegui tirar um cochilo DAQUELES depois do almoço. E pra isso precisei dizer para mim mesmo repetidas vezes que aquele exercício não era importante, que se eu demorasse 1 mês para fazê-lo estava tudo bem, e que agora não é a hora de pensar em nada mas de DESCANSAR. Deu muito certo. Depois do cochilo, decidi que não ia voltar a bater cabeça no exercício e ao invés disso ia jogar no meu pc. Não lembrava quando tinha sido a última vez que abri a Steam.

Swords & Sworcery: 💛

E depois de uma horinha jogando, ainda fui arrumar qualquer coisa da casa e tirar mais um merecido cochilo.

Eu só sei que umas 18h da quinta eu estava descansado (importante) e de bom humor (mais importante ainda), portanto motivadíssimo para tomar capotes do ex09. E daí em diante o resto do dia rendeu mais que os últimos dois acumulados, e eu tinha um exercício resolvido (apesar de que com 10 funções. Alguma refatoração seria necessária pra entregar o exercício, mas decidi deixar para o dia seguinte).

Sexta chegou, e com ela, mais um exame e um Rush. Dessa vez fui um pouquinho pior que da outra vez. Fiz um exercício a menos, e fiquei com algum receio de isso representar alguma regressão — apesar de que os números não são tão frios assim, ou pelo menos é assim que escolho enxergar as coisas. Dessa vez fiquei as 4h do exame tentando progredir, a maior parte dela no último exercício que tentei, e foi por pouco que não consegui terminá-lo (por 4 casos de teste, eram 24 ao todo). Pra encerrar a sexta, consegui refatorar meu código em apenas 4 funções — revelação total: ainda assim tomei capote na Moulinette kkkk — , e logo menos liberaram o enunciado do Rush. Gostei do meu grupo do rush, apesar de eu ser a pessoa mais “na frente” (em termos de exercícios feitos nas listas de C), senti que a galera estava disposta a pelo menos ficar ali dando o sangue até o fim. O que é ótimo, porque vamos precisar. Decidimos nos encontrar hoje, sábado, às 14h, pra fazer o rush, isso porque o da semana passada tinha sido muuuuuuito tranquilo, então nem estávamos com tantas expectativas assim.

Ledo engano.

Hoje sem dúvidas encontrei o maior desafio do Basecamp até o momento: Rush_01, um algoritmo que deve ser escrito para conseguir resolver um jogo que é tipo um Sudoku, mas mais simples, e ao mesmo tempo mais complicado kkkkkk eu ñ sei nem o que falar.

Uma mistura de VAMO NA RAÇA com HOJE NÃO, FARO.

De manhã tinha marcado avaliações da lista 02 — que foram muito legais, uma pessoa que me avaliou tinha acabado de entregar a mesma lista, e conversando me disse que descobriu o poder da comunidade na 42, porque estava conseguindo progredir mesmo não tendo estudado nada de programação. Fiquei impressionado, e me senti muito sortudo de ter tido aquele encontro. Acho que veio como uma resposta para a experiência que tive ao longo da semana de não me sentir acolhido/apoiado pela comunidade. Não é impossível, talvez eu não tenha tentado vezes o suficiente pedir ajuda, ou talvez tenha sido só um timing ruim ou as pessoas a quem pedi ajuda não tinham como me ajudar mais. Mas isso não quer dizer que o poder da comunidade não está lá. Então decidi que na segunda sem falta estarei nos canais públicos colado nessa pessoa, para aprender a pedir e receber ajuda, e quem sabe não avançar bem melhor do que foi a semana que passou. A segunda pessoa que me avaliou elogiou o código do ex09, falou que estava muito bonito a forma como raciocinei e escrevi, e eu novamente fiquei assim 😊🥺

À tarde foi a fritação por causa do Rush 01. Com certeza pegou geral desprevinido, e só a galera que manja muuuito conseguiu desenrolar fácil (ou isso é o que ouço). Ouvi de grupos que desistiram do Rush porque sabem que não vão conseguir entregar, ouvi de gente fazendo live no Twitch tentando resolver o exercício, usando umas parada cabulosa de estrutura de dados (as únicas funções permitidas são write, malloc e free)… No meu grupo, o pessoal tá bastante intimidado com o exercício, e estão tendo muita dificuldade de pensar em código. Foi mais eu quem conseguiu tirar algumas coisas do papel. Uma energia otimista me acometeu e eu decidi que eu vou pegar as instruções que consigo escrever em código e escrevê-las. As que não consigo, depois eu vejo. Eu não consigo ver o caminho daqui. É como subir uma montanha: você sabe onde está o pico, você não sabe como e nem quando vai chegar lá. Tentei quebrar o rush em grandes blocos — validação da entrada, lógica principal pra resolver o jogo, validar o resultado alcançado, printar o mapa… tentando delegar o que for possível. E tentando trazer o pessoal junto, mesmo que a contribuição que façam não sejam uma linha de código, mas uma busca no google, isso já ajuda, e muito. Sinceramente acredito que são grandes as chances de não conseguir terminar o exercício até amanhã às 23h42 (principalmente porque são 23h50 e estou aqui pagando minha dívida de daily blogs da semana), mas acho que o mais importante e decisivo desse Rush vai ser manter o otimismo e não desistir — código feio e incompleto é muito melhor que um repositório vazio, eu acho. Avante!

🛤️⛰️🗻

Próximo post: 42 🏕️ | Dia 14 — não é piscina mas ainda dá pra afundar 🚢!

--

--

Rods

42sp student, generally curious, aspiring maker of.