42 🏕️ | Dia 02 — Só sei que nada sei de Shell 🐚

Rods
3 min readMar 31, 2021

--

Post anterior: 42 🏕️ | Dia 01 — Pontapé inicial

Bom, não que eu tivesse a pretensão de achar que eu soubesse. É só que o buraco é sempre mais embaixo…

Hoje pelo menos consegui terminar a lista Shell_00. O foda é que não consegui marcar as duas avaliações pra hoje ainda… se tivesse sido mais esperto, teria esperado um pouco mais antes de marcar a segunda avaliação pra amanhã de manhã, em determinado ponto da tarde pra noite começaram a pulular slots de avaliação pra hoje ainda. Queria ter terminado isso hoje pra pelo menos saber se com menos de 100% do rolê completo já daria pra desbloquear a primeira lista de C… posso me arrepender amargamente disso no futuro, mas é quase como se eu quisesse pular logo pras listas de C, nesse exato momento me parecem muito mais entendíveis do que Shell Scripting 🤔Sei lá, tem algo mais familiar para mim na perspectiva de mexer com ponteiros e estruturas de dados do que esses scripts de sintaxe confusa 😫

Tivemos o dia inteiro basicamente livre exceto pera hora da vila, e ñ sei se soube aproveitar bem o dia. De tarde demorei muito pra começar a pegar a lista 01, talvez se eu tivesse sido um pouquinho menos disponível pra atender as dúvidas da galera — umas 3 pessoas aleatórias vieram falar comigo sobre um post que fiz sobre retentativas de projetos, uma delas me catou pra entender o porquê do repositório dela ter sido enviado com 0 arquivos dentro (não se esqueçam da importância do git add jovens!!!), curiosamente sua cachorrinha de estimação se chama Git 🤔🤔🤔

Quando finalmente consegui tempo para mim, já estava bem cansado. A pausa do dia foi fazer um passeio aqui pelos arredores antes do sol se pôr, e cozinhar um feijão pro resto da semana (meus almoços tão upando a cada dia que passa kkkk) Pelo menos a segunda lista Shell_01 (e última, amém) começou muito mais fácil que a primeira. Tão mais fácil que a gente até desconfia. Com certeza foi menos esforço e menos horas para chegar até o exercício 05, mas do 06 pra frente, parece que a dificuldade aumentou exponencialmente. É foda, sinto que não tem tanta gente nessa lista ainda, o Discord está escasso pra pedir ajuda, e não queria chegar na cara lavada pedindo pra me ensinarem a fazer as coisas que eu mal tive tempo de quebrar a cabeça tentando. Por outro lado, sinto que realmente já espremi tudo o que tinha de conhecimento de Shell do meu ser, e isso não vai ser suficiente para encontrar respostas em poucas buscas no Google… Terminando o dia, decidi dar o push do que eu já tinha até então, e encerrar o projeto, pra acelerar o processo de avaliação, feedback, etc.; ao meio dia de amanhã já devo poder tentar quebrar a cabeça mais um pouquinho nessa lista. Com sorte, consigo pontos suficientes pra me livrar dela e pular logo pro C. Realmente não sei.

Fiquei pensando se não estou tendo alguma dificuldade de traçar limites para conseguir me desenrolar sozinho, e até onde teria chegado se tivesse passado mais horas hoje focado mais no meu rolê? (Provavelmente não muito mais longe). Mas como disse uma colega de vila hoje: “claro q vc progrediu, principalmente ajudando os outros”. É com esse pensamento que me despeço de hoje.

Post seguinte: 42 🏕️ | Dias 03 e 04 — Sufoco e alívio

--

--

Rods

42sp student, generally curious, aspiring maker of.