42 🏕️ | Dias 03 e 04 — Sufoco e alívio

Rods
4 min readApr 2, 2021

--

Post anterior: 42 🏕️ | Dia 02 — Só sei que nada sei de Shell 🐚

Dia 03 foi até o momento o mais frustrante, a única coisa que salvou foi o evento de comunidade que aconteceu no fim da tarde, incrível, um workshop sobre empatia. O dia de ontem se resumiu a dois fenômenos: avaliações, e capotes da Moulinette.

Tinha passado umas boas horas revisando minuciosamente exercício por exercício da Shell_00 com meu colega de vila, tanto ele quanto eu estávamos muito confiantes de que íamos conseguir acertar tudo nessa submissão da lista, e de maneira geral estávamos de saco cheio de Shell — passar em qualquer uma das duas listas de Shell era pré-requisito pra abrir a primeira lista de C. Assim que terminamos de revisar, só consegui me inscrever pra uma avaliação das duas obrigatórias para submeter uma lista, isso porque zerei os 5 pontos de avaliação com os quais todo mundo começa o basecamp. Precisaria abrir slots pra avaliar outras pessoas para ganhar novos pontos, e tomei uma decisão que em retrospecto não foi boa: marquei 6 avaliações de tarde. Conclusão: fiquei exausto; não consegui avançar em nada da segunda lista; só parei na hora do evento da comunidade, e a minha segunda avaliação da lista que consegui marcar depois de ganhar pontos avaliando outros campers ficou pra de noite. Ia ter que marinar na ansiedade até 8 da noite pra saber se ia conseguir passar ou não nessa lista. Desde ontem estava empacado na Shell_01 no mesmo exercício, e depois de passar a tarde avaliando gente, a última coisa que eu tinha era cabeça pra aprender coisa nova. Vi meus colegas de vila avançando, e até indo além do exercício que eu tava, enquanto estava preso ali a avaliações atrás de avaliações. Eles até ofereceram ajuda, mas eu estava simplesmente sem cabeça, totalmente fechado ao conhecimento.

A noite chegou, e com ela a rasteira da Moulinette. Perdi pontos por motivos pífios, crípticos, realmente precisa de bastante brilho nos olhos e determinação pra ñ jogar as coisas pro ar. Errar não é motivo de punição na 42, mas a cada tentativa de envio frustrada é preciso esperar mais tempo para poder enviar a próxima nova submissão da lista e tentar de novo. O sentimento é de uma muralha na minha frente que a cada vez ficava maior, mais intransponível. Terminei o dia cansado, com planos frustrados, desmotivado.

Hoje de manhã na hora da vila trouxe isso pro pessoal, e todo mundo foi muito incrível, me incentivaram e marcamos de rever ponto a ponto os feedbacks da Moulinette pra garantir que dessa vez ia, rolou até um esquema de pirâmide pra gente tentar um avaliar o outro hehehe não recomendo e nem repreendo esta prática 👀 até porque por algum motivo que ainda não entendemos, está rolando uma escassez de slots de avaliação… o que é curioso, porque para ser avaliado e progredir, é preciso avaliar. É toda uma economia que incentiva a troca (give and take) e faz sentido, mas o momento é de vacas magras. Curiosamente ontem e hoje também avaliei pessoas que estavam na primeira submissão da Shell 00, o que me faz pensar que eu me cobro demais por não estar fechando lista de C antes da primeira prova — amanhã às 13h. Como diria uma amiga, deus no comando e nós na obediência.

Por fim, consegui passar com 100% na Shell_00, e isso me deu um boost ENORME de confiança e energia. De tarde, sentamos todo mundo da vila juntos para investigarmos exercício por exercício da Shell_01 (fiquei sinceramente com a impressão de que todo mundo ali avançou mais que eu, e que bom!! Foi muito bom ser ajudado e ser dito o caminho das pedras, de vez em quando ser o batedor é massa de mais, de vez em quando é bom ser quem vem depois, guiado. Rolou um desbloqueio mental cabuloso, entendi bem o sed e os pipes; fiquei com uma pontinha de decepção por não ter sido A Pessoa Que Desvendou Os Exercícios Mais Difíceis da Lista, mas sei que isso é besteira. E como faz a diferença estar disposto/descansado/motivado para absorver conteúdo novo. Foi questão de ver 20 minutinhos de vídeo no youtube para conseguir me localizar e entender perfeitamente o caminho a seguir.

Por conta da escassez de slots de avaliação, só vou saber se deu tudo certo na Shell_01 amanhã de manhã (antes da hora da vila). Não faço ideia de como me preparar pra prova, ao mesmo tempo que estou me coçando pra começar em C logo. Veremos. Amanhã deve rolar também o sorteio do Rush, e isso é algo que me deixa positivamente ansioso pro dia de amanhã. Agora vou indo que minha primeira avaliação do dia vai acontecer em menos de 7h. Eu que lute…

🌲🌕✨

Próximo post: 42 🏕️ | Dia 05 — Dia de Exame, dia de Rush

--

--

Rods

42sp student, generally curious, aspiring maker of.