42 🏕️ | Dia 05 — Dia de Exame, dia de Rush

Rods
3 min readApr 3, 2021

--

Post anterior: 42 🏕️ | Dias 03 e 04 — Sufoco e alívio

Ontem foi o dia em que fui dormir mais tarde até então, era 1h30AM e eu ainda estava rolando na cama. Mas o dia tinha sido bom, de bastante alívio, e eu estava energizado, não ansioso. Tinha marcado a segunda avaliação da Shell_01 pra hoje às 7AM, em tempos de escassez de slots, valeria a pena o sacrifício de acordar cedo em troca de começar o dia com um 100 redondo.

Exceto que a pessoa que iria me avaliar não apareceu. “Sem problemas”, ponderei, “vou ver se tem slot aberto a essa hora, e olha só, tem esse logo antes da hora da Vila! Sorte minha que já vou chegar rasgando!” foi o que pensei.

Exceto que a pessoa que iria me avaliar não apareceu.

Sério, deixo aqui meu pedido sincero para que você (pessoa lendo isso no futuro) não seja essa pessoa. Pontualidade é um dos pilares da 42, deveria ser tão simples quanto uma questão de palavra: se você disse que estaria disponível naquele horário para me valiar, cumpra. Enfim.

A manhã foi leve e passou rápido. Comecei a ver os vídeos de C, muita pouca coisa é nova pra mim, eu diria que mais a sintaxe da linguagem. Ao longo dos anos venho acumulando um pedaço de conhecimento inútil aqui e ali que estão sendo bem úteis na real. Estrutura de dados, endereços de memória, representação binária de números reais (gracias cálculo numérico no terceiro semestre com um professor meio pirado, pra quem disse que nunca ia usar aquilo na vida…), enfim. Foi tudo muito tranquilo. Eu estava bem cansado e arranjei um tempo pra cochilar antes do exame, decisão mais sensata impossível.

Sobre o exame, desejo dar a menor quantidade de spoilers possíveis, então me resumo em dizer que uma coisa que o clima da 42 me inspira é a não sentir culpa por não performar “do jeito esperado”. Nem tem isso de jeito esperado, porque o seu jeito é o jeito que basta. E fim.

Depois do exame, abriram uma sala do zoom pra quem quisesse compartilhar dores e amores do exame e do basecamp até então. Foi muito bonito ver a comunalidade compartilhada nas histórias de sustos e apuros, alguma coisa se aviva nos risos e gargalhadas que seguiram. Estávamos todes rindo juntes de nós mesmes, e isso torna nossas quedas mais leves, mais dignas. Gratidão a Kaka por conduzir esse momento com maestria entremeando suas pérolas aqui e ali, gratidão ao Bocal por estar presente nestes momentos também.

Eu tava tão animado pro Rush chegar logo, era um dos momentos que eu mais queria ver acontecer com os meus própros olhos, e vivenciar nessa experiência de basecamp. Fiquei contente de ver que fiquei no mesmo grupo que uma pessoa que tinha avaliado no dia anterior. A terceira pessoa do grupo não conhecia, mas também havia avaliado a outra no dia anterior. Precisou sair porque já tinha compromisso marcado para esta sexta-feira à noite, então para #sextar nos restou apenas atacar o exercício do Rush. Atacamos com tanta vontade que já até terminamos. Tenho a impressão de que vai ser bemmm mais tranquilo passar pela Moulinette agora que chegamos em C com o auxílio da Norminette. Espero não estar redondamente enganado.

Com o Rush finalizado, que o final de semana seja tranquilo e que dê pra avançar bem nas listas de C. Termino a primeira semana de basecamp feliz, leve e animado. B’noite!

💤😴⛺️

Próximo post: 42 🏕️ | Dia 06 — Superfície plácida

--

--

Rods

42sp student, generally curious, aspiring maker of.