42 🏕️ | Dia 19 — véspera é véspera

Rods
3 min readApr 17, 2021

--

Post anterior: 42 🏕️ | Dias 16–18 — o último do último do último do último gás (esse título é recursivo)

Eu estou exausto. A minha coluna não aguenta mais. Eu nem sei quantas horas eu passei online hoje ou ontem, ou todos os outros dias do basecamp, porque eu perdi noção do tempo. Não fosse pela presença do meu irmão, provavelmente estaria esquecendo de comer e beber água. Não é saudável, eu sei, mas como evitar? Talvez esse abandono tenha a ver com ansiedade ou até mesmo euforia.

O dia hoje foi um pouco esquisito. Ora parecia tudo muito calmo, ora o chat de avaliações bombava de um tanto que o Marvin ficava perdidasso. Os chats de voz ora estavam vazios, ora estavam lotados de gente resolvendo exercício ou revisando as coisas ou subindo as coisas pro Github ou só jogando conversa fora mesmo. De maneira geral todo mundo cansado, de maneira geral todo mundo se desejando sorte, e segui conhecendo gente nova que nunca tinha nem visto antes — é impossível conhecer todo mundo de um Basecamp…

Conseguimos. A semana acabou, e apesar de todos os percalços encontrados no meio do caminho (incluindo um dia inteiro de trânsito em aeroporto e avião), conseguimos cumprir a meta de uma lista por dia. Parecia ousado, impossível, mas eu tenho a impressão de que as listas foram feitas pra ser assim mesmo. Na verdade foram sim, falaram em alguma reunião que eu já não lembro mais que não tanto tempo atrás nas piscinas era cada lista com o prazo de 1 dia pra entregar. Muito legal ver que a gente por iniciativa própria acabou conseguindo cumprir essa meta. Aos trancos e barrancos, com muita apoio da vila e demais campers, foi. Feito. Finished. Done.

Amanhã é a prova final — vai das 10 às 18h, eu não lembro de saber disso antes, talvez tenha sido uma informação que passou batida no meio de tanta coisa que li pra me preparar pra essa piscina. Estou bem confiante de que conheço os meus pontos de capote favoritos, e conseguirei lembrar deles e contorná-los amanhã. Apesar de que é imprevisível saber o que pode ou não cair nessa prova, quantas questão serão… tem gente dizendo que vão ser as questões mais difíceis de todas as listas — eu particularmente estou torcendo pra continuar não caindo nada de Shell rs mas acho improvável. Tem gente dizendo que cada pessoa vai ter uma prova baseado nas questões que entregou durante o Basecamp, mas essa teoria acho difícil de ser verdade, porque as outras provas não tiveram essa variedade, e porque, teoricamente, temos até a hora da prova pra submeter listas e ser avaliados. Tudo pode acontecer.

Fui passando lista por lista hoje (pra subir tudo pro meu github), e toda lista tem um gráfico pizza mostrando quantas pessoas iniciaram, quantas foram aprovadas e quantas capotaram. A maioria dos campers parece terem conseguido avançar até a C_01 (267 submissões com sucesso). A partir da C_02 os números caem drasticamente (para 183). Ninguém chegou na última lista. Nas 3 antes dessa, somente uma pessoa. Na C_07 passaram 8 (orgulhinho d’A Tal Da Vila 38 ❤). Ouvimos da galera que já está estudando na 42 (que foram quem nos avaliaram nos Rushes, essa dinâmica é muito legal) que teve gente que foi até a C_02 e passou, ouvimos de pessoas que foram muito longe, mas não passaram… Não tem como saber.

É isto. Não tem como saber, portanto, importa saber que demos nosso melhor por todos os dias, que levamos desafios até o fim, e que o que construímos até aqui ninguém tira. Eu acredito sinceramente que fiz um ótimo basecamp, e é claro que meu desejo de passar e me tornar estudante na 42 é muito grande. Mas também, meu desejo sincero é que os frutos desse Basecamp multipliquem, que cada pessoa que passou por essa experiência até o fim tenha saído do outro lado mais confiante de si, mais esperançosa no poder do coletivo, mais aberta aos erros, mais disposta a somar com a comunidade, mais disposta a não trapacear — e não porque existe punição pra quem trapaceia, mas porque depois de tanto capote, entendemos que a pior trapaça é a consigo mesmo. E também desejo que as amizades perdurem, porque o que se construiu nesse basecamp foi muito bonito e o que é bonito merece perdurar!

Desligo, boa sorte para nĂłs amanhĂŁ!

✨🍀 🌌

Post seguinte: 42 🏕️ | Dia 20 — O fim.

--

--

Rods

42sp student, generally curious, aspiring maker of.