42 🏕️ | Dias 16–18 — o último do último do último do último gás (esse título é recursivo)

Rods
7 min readApr 16, 2021

--

Post anterior: 42 🏕️ | Dia 15 — contagem regressiva

A missão de planar baixo permanece firme e forte, e funcionou. Segunda saiu um mínimo da C_03, terça a C_04. Mas eu tô tão querendo chegar no fim logo que acabei submetendo meus códigos com algunserros bestas, e a Moulinette, claro, não perdoa. Acho que fiquei mal acostumado da semana passada, que consegui a proeza de passar em todas as listas de primeira, e juntou isso a todo o cansaço pós-rush, última semana, às custas de pontos de avaliação perdidos, e todo o esforço pra conseguir novos e passar pelo processo de avaliação tudo de novo.

A economia dos pontos de avaliação não ajuda. Comecei a semana só com 2 (por quê, senhor?, eles foram muito enfáticos pra gente se manter perto dos 5) que foram pra avaliar a C_03. Abri slots pra avaliar na terça de tarde, mas ninguém pegou. Só consegui avaliar pessoas de noite. Consegui avaliar umas 4 ou 5 pessoas, pontos sofridos que serão usados para descapotar o corsa da c03 e c04. Mas esses pontos sofridos podem ir pro beleléu num piscar de olhos se eu continuar submetendo os repos de qualquer jeito. O mínimo dos mínimos tem que ser garantido pra não capotar de novo por motivo besta. Não lembro de ter mencionado antes: a galera monxtra (que já estuda C/programação há mtos anos) criou um repo colaborativo apelidado carinhosamente de “Fake Moulinette” e essa iniciativa foda tem sido muito útil tanto para nos avaliarmos uns aos outros quanto para testar nossos códigos. Apesar de que, se todo mundo se testa e testa o coleguinha usando as mesmas funções de teste, alguma coisa de diversidade está sendo matada aí, não? Tenho pensado nisso.

Na hora da vila de ontem, a dificuldade que todo mundo levantou, meio na zoeira mas meio falando sério, foi a de acordar cedo. O caminhão passou por cima de todo mundo. Ainda bem que são só 3 semanas. Se isso aqui é uma maratona, eu já gastei toda a minha energia possível. E não aguento mais tomar capotes da moulinette e não aguento mais enfiar os dedos pelas rachaduras do crânio pra tentar abrir espaço pra entrar coisa nova. NINGUÉM FALA MALLOC PERTO DE MIM PFV NA MORAL.

Uma emergência aconteceu, e tive que pegar um avião pra resolver, isso ainda ontem na quarta. Eu me tornei a pessoa que coda em espaços públicos, desculpa, não sinto muito. Codar com a galera e o Google já é foda, agora sem a galera e sem acesso à internet é bem impossível. Ou pelo menos leva muito, muito mais tempo. Pra piorar, meu pc é ótimo, mas a duração da bateria é ridícula, e não consegui ficar nem 2h com ele ligado durante o trânsito, eu devia olhar pra isso com mais cuidado. Enfim, não tem o que fazer, a não ser esperar encontrar a próxima tomada.

Eu tô tão exausto. Ainda bem que não são 4 semanas de basecamp. Ainda bem que eu tô de férias. Não consigo nem imaginar como a galera que tá estagiando/trampando/estudando junto com o basecamp tá lidando com tudo. Coragem ou loucura? A linha é tênue. Em parte eu tenho alguma segurança de que eu já produzi bastante e que eu não TENHO QUE progredir muito mais. Por outro lado, eu não sinto que estou entregando tanto justo nessa última semana, que era pra ser a semama de maior superação??? Eu acho que foi um milagre conseguir o distintivo de Foco (20% ou mais de entregas de uma semana pra outra) da semana 1 pra 2, estou com muita certeza de que não vou conseguir essa proeza de novo. Olhando pra trás, eu devia com certeza ter desapegado dos exercícios mais difíceis de Shell na primeira semana, imediatamente. Tipo foi muito legal e interessante entendê-los e fazê-los, mas custou tempo demais, e nem era um real pré-requisito para avançar nas listas — pra desbloquear as próximas listas a nota de corte não é 100%, acho que isso é outra coisa que tivemos que aprender durante esse basecamp. Semana passada também, aqueles 3 dias inteiros parados em UM exercício… não precisava. Acho que o desafio de ser a pessoa que consegue entender e derrotar um exercício difícil é muito tentador, e foi essa tentação que me atrasou tanto. Refletindo hoje acho que mano deixa esses exercícios cabulosão pra galera avançadona resolver, e toca o barco. Nada de errado em aparecer pras avaliações com uma lista semi-feita e uma cara lavada.

E por falar sobre a “galera avançadona”, eu queria parar um momento para comentar sobre isso. SEMPRE vai ter a galera avançadona. Tem gente de toda sorte se inscrevendo pra 42, tanto quem nunca viu nada de programação quanto quem estuda desde os 12 anos de idade (e nasceu antes de 2000, mas não muito antes, tipo 1999). Depois do rush, ficou muito claro que as pessoas que não conseguiram resolver o rush não são burras: elas simplesmente não tiveram tempo suficiente pra terminar de implementar seu raciocínio. Pelas minhas contas, foram 5 grupos que conseguiram de fato finalizar o projeto no fim de semana. Escutei pelo menos 2 histórias de grupos que conseguiram terminar de resolver o desafio na segunda pela manhã, foi uma questão de uma noite a mais de descanso, e prazo mesmo. A 42 há um bom tempo deixou de fazer a piscina no modelo 1 lista por dia-e-se-perdeu-o-prazo-só-lamento. Isso é ótimo porque não incentiva a ideia de que quem não conseguir produzir e entregar algo em um dia é insuficiente. Por outro lado, a dificuldade se desloca para conseguir balancear velocidade x profundidade, coisa que eu claramente descobri que dava pra ter feito melhor e agora tô tentando correr atrás do estrago nessa semana. Mas isso quer dizer que não resolver uma lista em um dia é 100% tudo bem. Agora, sendo o Rush uma atividade com um prazo, fica evidente que vai conseguir entregar quem tiver uma montanha menor de novos aprendizados pra escalar. A verdade é que TODO MUNDO APRENDE DEVAGAR. Não tem pra onde fugir, nenhum solo de guitarra foi pensado, executado e memorizado em uma única execução na velocidade 5 do créu. Nem mesmo a própria velocidade 5 do créu. A questão é que pessoas com níveis diferentes de conhecimento ao se deparar com o mesmo desafio precisarão aprender menos ou mais coisas novas para resolvê-lo. E o custo de aprender é tempo, não tem pra onde fugir. Não entregar o rush em um fds não significa que vc não consegue e nem que você é menos que quem conseguiu resolver. Significa simplesmente que o tamanho da sua montanha de coisas para conquistar até chegar no pico da montanha (que é o exercício resolvido) era bem maior. Significa que quem resolveu o rush a tempo precisou se preocupar em aprender/desvendar menos coisas que você, por isso sobrou tempo. Mas provavelmente em um final de semana todo mundo aprendeu proporcionalmente a mesma quantidade de coisas, mesmo que algumas coisas que algumas pessoas conseguiram eram as últimas cerejas em cima do bolo, enquanto muita gente aprendeu a fazer a massa e o recheio (eu incluso) pra, então, só depois de uma noite bem dormida, aprender a cobertura.

Tudo isso dito, eu acho que tudo bem se eu não conseguir a missão de 1 lista por dia até sexta, e tudo bem se eu não conseguir fazer 20% de pontos a mais que semana passada. Prefiro acreditar que já deu bom. E poxa como eu queria que todo mundo com quem fiz amizade no basecamp entrasse pra 42! Especialmente a galera da vila. É muito legal ver como estamos progredindo juntos, e como sem o apoio deles, eu estaria bem mal na real. Essa semana a vila que me carregou, principalmente por todo o rolê de passar o dia em trânsito ontem — no fim foi um dia “perdido”, consegui adiantar 2 exs da 5 e brincar um tiquinho com recursão antes da bateria do meu laptop morrer.

E quanto à meta de 1 lista por dia da semana, meio que deu certo: hoje consegui finalizar a 5 e fazer a 6 (essa foi meio de graça), e acho que com isso todo mundo da vila tem amanhã o dia inteiro pra ver o que é que sai dessa lista 7. Estou um pouquinho receoso (chegou a hora de enfrentar aquela de quem venho fugindo desde o rush), mas penso que posso ser positivamente surpreendido. Penso que talvez não seja tão impossível conseguir 50% dessa lista, no meu pensamento mais otimista penso que ainda daria pra puxar alguma coisa da 8, porque parece mais de boas, é sobre headers… e aí eu lembro que estou com 0 pontos de avaliação e torcendo pra dar certo a 6. Vai dar. Mas daí a descolar o tempo para fazer exrecícios das novas listas E TAMBÉM avaliar pessoas PARA ENTÃO conseguir me inscrever para defesa de novas listas… parece bem impossível. Só teremos até sábado antes do exame (pontualmente às 8AM, vai durar o dia todo) para entregar o que der. E o que vier no exame é o que veio.

Bom. É isto. Meia noite e meia, e eu já deveria estar na cama. Boa sorte pra todo mundo amanhã, é hora de começar a limpar o campo para se preparar pra partida. Não sem antes batalhar até o fim!

🌌 🌠 🔥

Post seguinte: 42 🏕️ | Dia 19 — véspera é véspera

--

--

Rods

42sp student, generally curious, aspiring maker of.