42 🏕️ | Dia 20— O fim.

Rods
4 min readApr 19, 2021

--

Post anterior: 42 🏕️ | Dia 19 — véspera é véspera

As nossas plataformas de desenvolvimento fecharam junto com os canais de chat do Discord exatamente às 10 horas, que foi o horário de início da prova, que aconteceu em uma outra plataforma paralela, como de praxe. Não posso (e nem gostaria de) dar detalhes sobre a prova, mas essa foi uma prova bem mais longa que as outras, como era de se esperar porque era uma prova de 8 horas. Eu progredi bem pelas primeiras duas horas de prova, fechando uma questão atrás da outra sem muita dificuldade. Até chegar em uma questão que me derrubou pelo resto do dia, que era simples, claro, no final descobri — e é sempre assim, depois que passa a gente vê que “era só …”, mas quem disse que na hora vem esses estalos? — e eu viajei achando que era uma coisa muito mais complexa, e eu fiquei tentando implementar coisas mais complexas, de um jeito ou de outro, testando de todas as formas e combinações possíveis de *’s e &’s, e nada ia. E foi assim que eu gastei toda a minha tarde. Acho importante dizer que eu fiz uma pausa pra almoçar com tranquilidade; depois, umas 15h eu fui tomar um lanche num café aqui perto porque eu estava simplesmente travado no que eu tava fazendo; e eu ainda tirei um cochilo antes de tentar sem sucesso progredir na prova. Fiquei muito chateado que eu não consegui, mas eu meio que já esperava que isso poderia acontecer de toda forma.

Pouco antes de acabar a prova eles criaram um canal no Discord de agradecimentos, foi a coisa mais linda ver todo mundo agradecendo por tudo o que aconteceu, tanto campers quanto as pessoas do bocal. Como de praxe, assim que acabou a prova tivemos um momento “fala que eu te escuto”, onde o pessoal pôde compartilhar como foi o dia. Eu vi aproximadamente 210 pessoas nesse evento, então isso me faz pensar que perto de um terço de pessoas não apareceram para o evento final, comparado com o total de campers do início do basecamp. Como eu disse neste post aqui, não é vergonha nenhuma decidir não prosseguir com o basecamp, tanto por não se identificar com a metodologia proposta, tanto por descobrir que de fato não rola de conciliar com trabalho/outras atividades paralelas (aconteceu na minha vila), ouvi também casos de pessoas que tiveram que se afastar do basecamp por motivo de Covid — meu coração se estende para esses casos, não é fácil não 💔 desejo cura, força e esperança para quem passou/está passando por isso — e é isso mesmo que acontece e tudo bem acontecer, tudo certo nada errado.

Na call do zoom revelou-se que o último dia do basecamp era também aniversario de Kaka, e aí cantamos um parbéns pra você muito dessincronizado, e logo em seguida a call se transformou em uma festinha DJ-zada pela própria aniversariante, em que o pessoal foi compartilhando músicas, letras, reflexões, resenhas, e uma última mensagem que Kaka deixou pra gente antes de começar a game party — encerramento oficial do Basecamp — , foi uma mensagem de parabenização pelo que fizemos para chegar até aqui, de reconhecimento do nosso trabalho duro e de celebração por isso.

A noite terminou com o servidor do Discord transformado em uma grande lanhouse onde os chats de voz se organizaram por salas de jogos. Eu fiquei jogando AmongUs com algumas pessoas da minha vila e algumas amizades que fizemos ao longo do caminho. Eu nunca tinha jogado esse jogo antes (apesar de saber do frenesi que causou principalmente depois da pandemia) e bem na minha primeira rodada fui o impostor do rolê. Além desse jogo, teve também Gartic, Shellcrackers, Lol, CS, e o que mais pintou. Até uns integrantes do bocal se juntaram a nós nos games, e foi a maneira mais leve e divertida de celebrar o fim desse processo extenuante que já está deixando muita saudade.

Bem, o resultado final do algoritmo caixinha preta de seleção da 42 sai em 15 dias, e a única coisa que resta é aguardar com serenidade porque sei que dei o meu melhor, e é apenas isso o que importa e que basta. Estou sinceramente exausto e me pergunto se eu teria gás para fazer um processo desses de novo, caso aconteça de eu não passar nesse agora. Talvez seja o cansaço momentâneo que me faz pensar isso, mas o que eu sinto e o que vários outros campers também compartilharam sentir é que, se a gente deu conta de chegar até o fim desse basecamp, se a gente deu conta de aprender Shell e C em 20 dias, o que é que a gente não dá conta de fazer daqui pra frente? Esse fortalecimento de si é o maior agente tansformador com que a 42 poderia nos presentear. E é isso que eu levo comigo desse basecamp. Agradeço muito ao bocal por fazer essa experiência acontecer. Alea jacta est!

Câmbio, desligo.

🧳 🛣️ 📴

Este foi o último post da minha série de posts (semi) diários durante o 2º Basecamp da 42 São Paulo. Esta série se inicia neste post sobre minha preparação para o Basecamp: 42 🏕️ | Preparação pro Basecamp 😄

--

--

Rods

42sp student, generally curious, aspiring maker of.